a energia solar está entre nós!

Você viram que notícia super boa saiu essa semana na mídia internacional? A empresa Tesla (que foi uma das primeiras a desenvolver e produzir em larga escala carros movidos à energia elétrica) desenvolveu uma bateria doméstica para armazenar a energia solar absorvida de painéis solares residenciais.

Para quem não sabe, os painéis solares instalados em telhados captam a energia do sol e transformam em energia elétrica, porém essa energia não era armazenada de forma eficiente até então. Caso a residência não estivesse usando essa energia capturada, ela iria para uma rede de transmissão e alimentava outras residências que precisavam de mais energia naquele momento.

Ou seja, durante a noite, essas casas não conseguiam desfrutar da energia solar capturada durante o dia, tendo sempre que ter uma segunda fonte de alimentação para ligar os equipamentos durante a noite.

6144
Olha a cara de feliz do Mark Keer, quando o técnico foi instalar em sua casa a primeira bateria de energia solar da Tesla no Reino Unido.

Com essa nova bateria, essa energia solar é armazenada e as casas podem utilizá-la ao longo do dia (mesmo quando os painéis não estão mais captando energia do sol). Outra vantagem desse novo sistema é que, por se tratar de uma tecnologia super avançada, a bateria consegue se um pouco maior que um aquecedor a gás – e não os trambolhos gigantes que existiam anteriormente.

Essas baterias já foram instaladas em casas na Austrália e Reino Unido e custam em torno de $3,500 dólares e os consumidores felizes disseram que já economizaram mais de 20% com a conta de luz. Legal né?! Claro que além da bateria, a residência deve ter os painéis solares para captar a energia.

powerwall (1)
A família Pfitzner na Austrália super orgulhosa de sua nova aquisição 🙂

Mesmo que o preço pareça um pouco salgadinho (ainda mais com a cotação atual do dólar), especialistas afirmam que quando mais gente usar a peça, maior a demanda de mercado e mais empresas desenvolverão essa tecnologia. A lógica é: quanto mais gente usar, mais barato fica!

Agora é torcer para essa tecnologia maravilhosa chegar logo no Brasil! 🙂

Notícia divulgada pelo The Guardian

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s